Machado de Assis.net | Machado de Assis em linha: revista eletrônica
machadodeassis.net
número 5 • junho de 2010

Machado de Assis na crítica
Astrojildo Pereira

Em "Machado de Assis na crítica", Astrojildo Pereira faz um levantamento comentado das obras críticas que se debruçaram sobre a vida e a literatura machadianas até junho de 1939. Entre as que ele elegeu até a data em questão, salientaríamos como fundamental para a fortuna crítica machadiana a biografia escrita em 1936 por Lúcia Miguel Pereira (autora homenageada no número 4 da revista), livro que Astrojildo menciona breve e genericamente no texto a seguir reproduzido. Somam-se à fortuna selecionada pelo crítico as Influências inglesas em Machado de Assis, de Eugênio Gomes (homenageado do número 2 da Machado de Assis em linha), que despontava à época.

Do próprio Astrojildo, que fazia, naquela altura, crítica literária para os jornais, teríamos em poucos anos, precisamente em 1944, Machado de Assis, ensaios e apontamentos avulsos, coleção de escritos sobre o autor. Há muito esgotado, o livro de ensaios foi reeditado em 2008 pela Fundação Astrojildo Pereira (www.fundacaoastrojildo.org.br), a quem devemos a informação de que o texto incluído neste número de Machado de Assis em linha está em domínio público. Nele, o crítico nos apresenta textos sobre a vida e a obra de Machado, entre os quais se destaca o artigo "Machado de Assis, romancista do Segundo Reinado".

Ao localizar a obra de Machado como reflexo histórico-social do Segundo Reinado, Astrojildo Pereira abriu caminho para uma determinada crítica de orientação sociológica e histórica que se produziria mais tarde. Grandes nomes da crítica atual seriam, portanto, tributários desse aspecto pioneiro do artigo no qual Astrojildo fez astucioso levantamento da relação histórico-social do Império brasileiro com a obra ficcional de Machado de Assis.

A fortuna obrigatória de um crítico e um crítico obrigatório à fortuna. Ficam aí as razões desta homenagem.

Palavras-chave: Machado de Assis; Astrojildo Pereira; fortuna crítica machadiana.

Abstract: By reading Machado de Assis's work as a social and historic reflection of Brazil's Second Empire, Astrojildo Pereira is the starting point of later sociological criticism. Great names of present Machadian criticism are, therefore, indebted to this pioneering aspect of Astrojildo's article, in which he skilfully links the writer's fiction to the Brazilian society of the second half of the 19th century.

Key-words: Machado de Assis; Astrojildo Pereira; Machadian criticism.

Você também pode baixar este artigo para o seu computador no formato PDF (Adobe Acrobat ©):
arquivo = 56 KB (clique com o botão direito do mouse para salvar o arquivo no seu computador)

Adobe Reader

Para ter acesso aos artigos baixados neste site você precisa ter o Adobe Acrobat Reader © instalado em seu computador. Caso você não tenha este programa, clique no ícone acima para baixar e instalar (programa de distribuição gratuita).

topo
Machado de Assis.net | Machado de Assis em linha: Revista eletrônica / Artigos por autor

www.machadodeassis.net
Base de dados de citações e alusões nos romances e contos de Machado de Assis
Artigos sobre a obra de Machado de Assis
Romances de Machado de Assis com hiperlinks para as referências

© 2007-2009
CNPq FAPERJ Universidade de São Paulo CAPES Fundacao Casa de Rui Barbosa