Este é um site dedicado à obra ficcional de Machado de Assis.
Nele estão disponíveis todos os romances e contos do autor, em edição preparada com o cuidado necessário para torná-la fidedigna, ou seja, uma edição que você pode ler com a certeza de que está lendo um texto confiável. Antes de cada romance e de cada livro de contos, há uma nota técnica explicando as decisões editoriais. Não deixe de lê-las, porque serão valiosas para melhor aproveitamento das obras.
Mas esta é também uma edição anotada: você poderá não apenas desfrutar o romance ou o conto em si, mas também, por meio de notas, localizar autores citados por Machado (mesmo que apenas alusivamente), assim como obras que o autor menciona, fatos históricos, personagens ficcionais ou históricas, referências espaciais e referências de fontes anônimas (como a mitologia clássica e a oriental, provérbios, ditados populares) ou coletivas (como a Bíblia ou a História, considerada como um todo). São identificados também acidentes geográficos, ruas, teatros, igrejas, constelações, instituições, festividades tradicionais. Há notas, ainda, para palavras e expressões que têm na ficção de Machado de Assis significados diversos dos que têm hoje, bem como para palavras e expressões em desuso, ou estrangeiras.
Por outro lado, se você estiver lendo a ficção machadiana em suporte material (isto é, num livro), poderá acessar aqui informações sobre todas essas referências mencionadas acima. Basta para isto que digite aquilo que procura. Por exemplo: você está lendo as Memórias póstumas de Brás Cubas e se depara com uma menção à rua do Ouvidor. Se digitar "Ouvidor" no campo de busca do site, descobrirá que:
"A rua do Ouvidor, principal rua comercial do Rio de Janeiro no século XIX (e em boa parte do século XX), ia do mar ao largo de São Francisco. Nela ficavam as lojas elegantes da época, como charutarias, sapatarias, joalherias, lojas de roupas etc., assim como a sede do Jornal do Commercio, da Gazeta de Notícias e de outros periódicos. Nela situava-se também a livraria Garnier, casa editora de grande parte da obra de Machado de Assis e ponto de encontro da intelectualidade nas últimas décadas do século XIX".
O site www.machadodeassis.net está no ar desde 2008, mas o que você acessa hoje é uma versão atualizada e redesenhada, de forma a tornar sua leitura e pesquisa mais intuitivas, mais agradáveis e mais abrangentes. Desde o início, a pesquisa contou com apoios imprescindíveis: do CNPq, da Faperj e da Fundação Casa de Rui Barbosa, onde trabalhei durante 17 anos. A essas instituições e, já agora, ao Itaú Cultural, o meu agradecimento, que se estende aos bolsistas de Iniciação Científica Monique Lopes Inocêncio, Alice Ewbank, Aloysio Carrilho dos Santos, Marcelo Diego, Camila Abreu, Ana Maria Vasconcelos, Victor Heringer (in memoriam), Mariana Barros, Karen Nascimento, Laíza Verçosa e Maira Moura. Cabe lembrar e agradecer a Eduardo Pinheiro (programador), também in memoriam; e a Cristina Verdade (webdesigner), responsáveis pela primeira versão do site.
A Marcelo Diego, que se engajou no projeto há mais de dez anos e continua dedicando a ele a sua inteligência e cultura artístico-literária, e à equipe da Plano B, que tornou realidade esta nova versão de www.machadodeassis.net, acreditando na proposta e criando soluções para que ela se realizasse, também cabe o meu agradecimento, de coração.
Boa leitura! Boa pesquisa!
Marta de Senna