Machado de Assis.net | Machado de Assis em linha: revista eletrônica
machadodeassis.net
número 6 • dezembro de 2010

"Falo das linhas vistas": um esboço sobre a arte do retrato no Memorial de Aires
Pedro Meira Monteiro

Resumo: Neste artigo, analiso como o retrato de Fidélia, no Memorial de Aires, se constrói a partir de uma profunda indefinição dos contornos. Ao apostar no visível, naquilo a que Merleau-Ponty chama o "enigma" da visibilidade, o autor ficcional do diário termina por mergulhar o objeto do seu desejo na zona obscura da concupiscência e dos interesses mundanos, formando um campo de visão que é o de um moralista, no sentido clássico do termo. O que daí resta ao leitor é um quadro onde as paixões se revelam e tomam de assalto o sujeito, onde o que se vê dá espaço ao que se adivinha e ao que se jurará, ao final, que se viu.

Palavras-chave: Machado de Assis; Merleau-Ponty; retrato.

Abstract: In this article I analyze how the portrait of Fidélia, in Machado's Memorial de Aires, is built upon a deep blurring of contours. In betting on the visible, on what Merleau-Ponty calls the "enigma" of visibility, the fictional author of the diary ends up immersing the object of his desire in the shadowy zone of lust and worldly interests, thus giving birth to a field of view that is that of a moralist, in the classical sense of the word. What is then left to the reader is a picture where passions are revealed and take over the subject, where what is seen gives way to what is guessed, and what one will eventually swear that has been seen.

Keywords: Machado de Assis; Merleau-Ponty; portrait.

Artigo recebido em 31/08/2010 e aprovado para publicação em 16/11/2010.

Você também pode baixar este artigo para o seu computador no formato PDF (Adobe Acrobat ©):
arquivo = 57 KB (clique com o botão direito do mouse para salvar o arquivo no seu computador)

Adobe Reader

Para ter acesso aos artigos baixados neste site você precisa ter o Adobe Acrobat Reader © instalado em seu computador. Caso você não tenha este programa, clique no ícone acima para baixar e instalar (programa de distribuição gratuita).

topo
Machado de Assis.net | Machado de Assis em linha: Revista eletrônica / Artigos por autor

www.machadodeassis.net
Base de dados de citações e alusões nos romances e contos de Machado de Assis
Artigos sobre a obra de Machado de Assis
Romances de Machado de Assis com hiperlinks para as referências

© 2007-2009
CNPq FAPERJ Universidade de São Paulo CAPES Fundacao Casa de Rui Barbosa