Machado de Assis.net | Machado de Assis em linha: revista eletrônica
machadodeassis.net
número 1 • junho de 2008

O futuro abolido: anotações sobre o tempo no Memorial de Aires
Pedro Meira Monteiro

Não é difícil supor que a aposta - que logo na partida do Memorial de Aires opera também como um vicioso e incontornável signo mefistofélico - marque o passo da obra, como se os olhos do conselheiro, confundidos aos do apostador, pretendessem diminuir gradativamente a velocidade da ação, num rallentando cheio de conseqüências para a ordem narrativa e para o plano moral em que ela se funda. Tomando as lentes de Aires, é o próprio tempo que se entretece lento, o que dá um tom especial à narrativa, marcada como vai por uma espera que mal se percebe, oculta sob a aparente indiferença que caracteriza o velho diplomata, afinal um profissional na arte da dissimulação. É o tempo, enfim, que se manipula no laboratório ficcional, no derradeiro texto machadiano.

Palavras-chave: Machado de Assis; Memorial de Aires; aposta; Pascal; tempo.

It is not difficult to assume that the wager, which at the beginning of Memorial de Aires works as a vicious and inescapable Mephistophelian sign, marks the pace of that novel, as if the Counselor's eyes, blended with those of the gambler, wished to gradually reduce the speed of the narration. Such a rallentando is full of consequences for the narrative order and for the moral plane upon which the narrative is built. Using Aires's lenses, one can see time itself as a delicately woven tissue, which gives the narrative its unique tone, manifest in a barely perceivable wait that is hidden under the apparent indifference of the old diplomat, himself a professional in the art of dissimulation. It is time, eventually, the substance manipulated in the fictional laboratory of Machado de Assis's last novel.

Key words: Machado de Assis; Memorial de Aires; wager; Pascal; time.

Você também pode baixar este artigo para o seu computador no formato PDF (Adobe Acrobat ©):
arquivo = 81 KB (clique com o botão direito do mouse para salvar o arquivo no seu computador)

Adobe Reader

Para ter acesso aos artigos baixados neste site você precisa ter o Adobe Acrobat Reader © instalado em seu computador. Caso você não tenha este programa, clique no ícone acima para baixar e instalar (programa de distribuição gratuita).

topo
Machado de Assis.net | Machado de Assis em linha: Revista eletrônica / Artigos por autor

www.machadodeassis.net
Base de dados de citações e alusões nos romances e contos de Machado de Assis
Artigos sobre a obra de Machado de Assis
Romances de Machado de Assis com hiperlinks para as referências

© 2007-2009
CNPq FAPERJ Universidade de São Paulo CAPES Fundacao Casa de Rui Barbosa