Machado de Assis.net | Machado de Assis em linha: revista eletrônica
machadodeassis.net
número 4 • dezembro de 2009

Relações de família na obra de Machado de Assis
Lúcia Miguel Pereira

Lúcia Miguel Pereira, a crítica machadiana homenageada nesta edição, é autora de dois dos estudos mais importantes e influentes sobre Machado de Assis e sua obra: Machado de Assis - Estudo crítico e biográfico, publicado pela primeira vez em 1936 e hoje com dezenas de reedições; e também de um capítulo decisivo sobre Machado, incluído no volume Prosa de ficção, de 1950. No Estudo crítico e biográfico, Lúcia Miguel Pereira propunha que os romances, em seu conjunto, acompanhavam a ascensão social do homem Joaquim Maria Machado de Assis. Foi ela a primeira a identificar e expor com clareza a ambição como traço comum às heroínas dos quatro primeiros romances, nas quais o escritor teria disfarçado questões e dilemas vividos por ele em sua trajetória social. Ao completar a ascensão burguesa, mediante emprego público e casamento, o escritor estaria à vontade para criticar a vida política e social das classes dominantes, o que de fato fez a partir dos 40 anos e da publicação de Memórias póstumas de Brás Cubas. Anos mais tarde, em Prosa de ficção, Lucia Miguel Pereira retornava a Machado num capítulo já bastante depurado das explicações biográficas do livro anterior. Partindo da afirmação "Tem-se acusado Machado de Assis de ser pouco brasileiro", registrava a oscilação constante da crítica em relação a Machado de Assis - ora visto como representante máximo da literatura nacional, ora apresentado como acidente dentro do panorama dessa mesma literatura. Nesse capítulo, Lúcia Miguel Pereira tratou também de engastá-lo na tradição literária brasileira, propondo uma compreensão dialética entre o local e o universal na obra machadiana. Esses estudos de Lúcia Miguel Pereira modificaram para sempre a maneira de ler a obra e de entender a figura do escritor e serviram de ponto de partida e referência para todas as grandes interpretações realizadas ao longo do século 20. Pode-se dizer que ela é fonte e inspiração comum para vários críticos das gerações posteriores, entre eles Antonio Candido, Roberto Schwarz e Alfredo Bosi. Além desses dois estudos mais alentados e de amplo alcance, Lúcia Miguel Pereira escreveu vários artigos e ensaios sobre aspectos da obra machadiana, vários deles reunidos em A leitora e seus personagens e Escritos da maturidade, publicados pela editora Graphia. O ensaio de Lúcia Miguel Pereira incluído nesta edição foi publicado pela primeira vez na Revista do Livro, em setembro de 1958, no contexto das homenagens ao cinqüentenário de morte de Machado de Assis.

Neste ensaio, o leitor poderá ter uma pequena mostra da desenvoltura e da familiaridade com que a grande biógrafa, crítica e escritora transita pela obra machadiana, inventariando e delineando os modelos de família dominantes em seus contos e romances. Com a publicação do ensaio "Relações familiares na obra de Machado de Assis", a Machado de Assis em linha presta uma homenagem também aos 50 anos do desaparecimento da grande crítica, biógrafa e escritora, morta prematuramente num acidente de avião em 1959.

Palavras-chave: Machado de Assis; conto; romance; relações familiares.

In this essay, the reader will find a good sample of Pereira's familiarity with Machado de Assis's work and her expertise in dealing with it. She discusses the most frequently found "family patterns" of his short stories and novels. Publishing the essay "Relações familiares na obra de Machado de Assis", this journal pays tribute to the great critic, biographer and writer, tragically killed in an airplane accident fifty years ago, in 1959.

Key words: Machado de Assis; short story; novel; family relations.

Você também pode baixar este artigo para o seu computador no formato PDF (Adobe Acrobat ©):
arquivo = 56 KB (clique com o botão direito do mouse para salvar o arquivo no seu computador)

Adobe Reader

Para ter acesso aos artigos baixados neste site você precisa ter o Adobe Acrobat Reader © instalado em seu computador. Caso você não tenha este programa, clique no ícone acima para baixar e instalar (programa de distribuição gratuita).

topo
Machado de Assis.net | Machado de Assis em linha: Revista eletrônica / Artigos por autor

www.machadodeassis.net
Base de dados de citações e alusões nos romances e contos de Machado de Assis
Artigos sobre a obra de Machado de Assis
Romances de Machado de Assis com hiperlinks para as referências

© 2007-2009
CNPq FAPERJ Universidade de São Paulo CAPES Fundacao Casa de Rui Barbosa