Machado de Assis.net | Machado de Assis em linha: revista eletrônica
machadodeassis.net
número 14 • dezembro de 2014

MACHADO, LIMA BARRETO E A HISTÓRIA DO BRASIL

Robert Oakley

Resumo: Este artigo se detém no exame de dois romances de Lima Barreto: Recordações do escrivão Isaías Caminha e Vida e morte de M.J. Gonzaga de Sá. O primeiro pode ser lido como romance do arrivismo; como romance neopicaresco; como um mosaico de fragmentos de crônicas; e como um quase diário. O segundo, biografia ficcional de certo Gonzaga de Sá, serve ao autor para discutir questões "abstratas", propondo ao mesmo tempo uma estética e uma ética. Considerado por alguns o mais machadiano dos romances de Lima Barreto, nele paira a presença de uma espécie de espectro de Machado de Assis a assombrar a escrita do narrador (e do autor), assinalando-se a importância do nome do personagem-narrador, Augusto Machado, que seria não exatamente uma homenagem, mas como que um tributo ao autor das Memórias póstumas de Brás Cubas.

Palavras-chave: Lima Barreto; romance; História; Vida e morte·de M. J. Gonzaga de Sá.

MACHADO, LIMA BARRETO ANDA THE HISTORY OF BRAZIL

Abstract: This article deals with two novels by Lima Barreto: Recordações do escrivão Isaías Caminha and Vida e morte de M.J. Gonzaga de Sá, with an emphasis on the latter. The former can be read as a novel of arrivism, or as a neo-picaresque novel, or as a mosaic of fragments of chronicles, or yet almost as a diary. The lauer, a fictional biography of a certain Gonzaga de Sá, serves its author as a means to discuss "abstract" issues, with aesthetic and ethical implications. Considered by several critics the most Machadian of Lima Barreto's novels, it is haunted by Machado de Assis's shadow, which hovers over both narrator and writer. The name of the character narrator, Augusto Machado, would be not exactly an homage, but a kind of tribute to the author of Memórias póstumas de Brás Cubas.

Keywords: Lima Barreto; novel; history; Vida e morte de M.J. Gonzaga de Sá.

Artigo recebido em 15/08/2014 e aceito para publicação em 19/11/2014.

Você também pode baixar este artigo para o seu computador no formato PDF (Adobe Acrobat ©):
arquivo = 56 KB (clique com o botão direito do mouse para salvar o arquivo no seu computador)

Adobe Reader

Para ter acesso aos artigos baixados neste site você precisa ter o Adobe Acrobat Reader © instalado em seu computador. Caso você não tenha este programa, clique no ícone acima para baixar e instalar (programa de distribuição gratuita).

topo
Machado de Assis.net | Machado de Assis em linha: Revista eletrônica / Artigos por autor

www.machadodeassis.net
Base de dados de citações e alusões nos romances e contos de Machado de Assis
Artigos sobre a obra de Machado de Assis
Romances de Machado de Assis com hiperlinks para as referências

© 2007-2009
CNPq FAPERJ Universidade de São Paulo CAPES Fundacao Casa de Rui Barbosa