Machado de Assis.net | Machado de Assis em linha: revista eletrônica
machadodeassis.net
número 4 • dezembro de 2009

Editorial

A Machado de Assis em linha: revista eletrônica de estudos machadianos chega ao seu quarto número. Desta vez, com uma edição temática, que visa à reflexão sobre as homenagens aos cem anos de morte de Machado de Assis, completados em 2008.


Para refletir sobre a variedade de manifestações, e tendo em vista a realização deste número, foi organizado um encontro nos dias 31 de agosto e 1º de setembro de 2009, na Universidade de São Paulo, com palestras e mesas-redondas que tinham como objetivo trocar informações e debater sobre os eventos e publicações em torno ao centenário.


O encontro na USP, intitulado "Machado de Assis: balanço e perspectivas de um centenário", reuniu os integrantes do Grupo de Pesquisa/CNPq "Relações intertextuais na obra de Machado de Assis" e teve também a participação da Profa. Dra. Cilaine Alves Cunha, do Prof. Dr. Ivan Francisco Marques e do Prof. Dr. Alfredo Bosi, que fez a conferência de abertura do evento.


Com o título "Machado de Assis na encruzilhada das leituras críticas", a conferência examinou algumas das contribuições recentes nas várias vertentes críticas dos estudos machadianos. A Machado de Assis em linha tem a satisfação de publicar o texto que serviu de base para essa conferência do Prof. Alfredo Bosi.


Este número traz também a transcrição de duas mesas-redondas realizadas durante o evento: uma delas dedica-se às edições e reedições de e sobre Machado de Assis publicadas recentemente; a outra mesa-redonda está voltada para as leituras e releituras da obra e da figura machadiana produzidas por ocasião do centenário.


A edição inclui ainda seis artigos inéditos, enviados por pesquisadores do Brasil e do Exterior e selecionados pelo Conselho Editorial. No conjunto, os artigos abrangem as principais publicações feitas em 2008, examinando os diversos gêneros praticados por Machado de Assis: o conto, o romance, a poesia, a crítica e o teatro. Como é de praxe, a revista abre espaço para jovens pesquisadores da obra machadiana, representados neste número por Gabriela Maria Lisboa Pinheiro, mestre pela Universidade de São Paulo, e André Dutra Boucinhas, mestre pela Universidade Federal Fluminense.


Seguindo o projeto editorial da revista, recuperamos neste número um texto da fortuna crítica de Machado de Assis, com o objetivo de oferecer aos leitores textos esquecidos, ou pouco acessíveis, de grandes críticos da obra machadiana. Neste número publicamos "Relações de família na obra de Machado de Assis", de Lúcia Miguel Pereira.


Com isso, a Machado de Assis em linha presta homenagem aos 50 anos de morte da ensaista, completados neste ano de 2009. De público, queremos agradecer ao Sr. Gabriel Fonseca, herdeiro de Lúcia Miguel Pereira, pela permissão para publicar o ensaio.


Agradecemos também aos colegas Cilaine Alves Cunha, Ivan Francisco Marques, Jefferson Cano, Luís Augusto Fischer, Sérgio Vicente Motta, Silvia Maria Azevedo e Valentim Facioli, cujas colaborações foram fundamentais para a execução deste número. O evento teve apoio do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira da USP (CAPES-PROEX) e promoção do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da USP.


Na dinâmica de uma publicação seriada, é comum fazerem-se modificações quanto à estrutura do periódico. A partir deste número 4, Machado de Assis em linha será dividida em seções, que não serão, necessariamente, sempre as mesmas. O presente número apresenta as seguintes seções: Editorial, Da tradição crítica, Dossiê, Artigos e Resenhas.


Criada em 2008 pelos membros do Grupo de Pesquisa/CNPq "Relações intertextuais na obra de Machado de Assis", Machado de Assis em linha é semestral. O próximo número sairá em junho de 2010, sempre abrigado em www.machadodeassis.net. Nesse website, os interessados poderão encontrar a chamada de trabalhos, bem como as normas editoriais (aba CONTATO).


Hélio de Seixas Guimarães e Lúcia Granja.
São Paulo / São José do Rio Preto, dezembro de 2009.

topo
Machado de Assis.net | Machado de Assis em linha: Revista eletrônica / Artigos por autor

www.machadodeassis.net
Base de dados de citações e alusões nos romances e contos de Machado de Assis
Artigos sobre a obra de Machado de Assis
Romances de Machado de Assis com hiperlinks para as referências

© 2007-2009
CNPq FAPERJ Universidade de São Paulo CAPES Fundacao Casa de Rui Barbosa