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número 10 • dezembro de 2012

Uma leitura em paralelo oblíquo: "A profecia" de Brás Cubas, "O delírio" de João de Patmos
Daiane Carneiro Pimentel e Glauber Pereira Quintão

Resumo:Este artigo parte da diferenciação entre as possibilidades de análise literária que tomam como perspectiva ou a produção das obras, que amarra as obras ao seu momento de aparição histórica, ou a recepção, que se despoja da cronologia e permite verificar que a leitura de uma obra altera a de outra, independentemente de qual tenha sido produzida primeiro. Assim, segue-se a análise comparada de "O delírio", de Memórias póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, e do Apocalipse de João de Patmos. Cumpre verificar como a leitura do texto machadiano permite a releitura do texto bíblico, relativizando sua pretensa posse da verdade, bem como o texto de João permite a releitura de "O delírio", como se tangesse, de algum modo, a verdade.

Palavras-chave: Machado de Assis; Memórias póstumas de Brás Cubas; Apocalipse; recepção.

A parallel and oblique reading: "The prophecy", by Brás Cubas, "The delirium", by John of Patmos

Daiane Carneiro Pimentel and Glauber Pereira Quintão

Abstract: This article starts from the theoretical distinction between two possibilities of literary analysis, one that keeps the focus on the historical moment in which the text was written, tying it to its historical context; the other from the point of view of the reception, a mode of interpretation that accepts the intertwinement of texts and their further modification by one another, regardless of which was written first. Thereby, this is a comparative analysis of "O delírio", from Memórias póstumas de Brás Cubas, by Machado de Assis, and the Apocalypse by John of Patmos. The reading of Machado's text allows a rereading of the biblical text and relativizes its supposed truth, just as Patmos's text allows us to reread "O delírio" as one that could reach the truth.

Keywords: Machado de Assis; Memórias póstumas de Brás Cubas; Apocalypse; reception.

Artigo recebido em 15/08/2012 e aceito para publicação em 29/10/2012.

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