Machado de Assis.net | Machado de Assis em linha: revista eletrônica
machadodeassis.net
número 4 • dezembro de 2009

Machado de Assis na encruzilhada dos caminhos da crítica
Alfredo Bosi

Este texto serviu de base para a conferência proferida pelo Prof. Dr. Alfredo Bosi, em 31 de agosto de 2009, na abertura do encontro "Machado de Assis: balanço e perspectivas de um centenário", realizado na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Os grifos do texto original foram mantidos.
Um dos mais consagrados críticos literários brasileiros, Alfredo Bosi, membro da Academia Brasileira de Letras, é autor de inúmeras obras indispensáveis à melhor compreensão da literatura produzida no Brasil (e também no Exterior), com destaque para História concisa da literatura brasileira, que já conta com dezenas de edições. Sobre Machado de Assis, seus principais títulos são Machado de Assis - o enigma do olhar, que recebeu o prêmio Jabuti em 2000; e Brás Cubas em três versões, de 2006.
No texto "Machado de Assis na encruzilhada dos caminhos da crítica", o autor inventaria e comenta publicações recentes da fortuna crítica de Machado de Assis. Recorrendo, como suporte metodológico, a um tripé, proposto desde o seu Reflexões sobre a arte, Bosi examina alguns livros sobre o autor de Dom Casmurro, neles ressaltando a dimensão representativa ou mimética, a expressiva ou existencial e a construtiva ou formal.

Palavras-chave: Machado de Assis; crítica machadiana; hermenêutica.

In the text "Machado de Assis na encruzilhada dos caminhos da crítica", the essayist makes an inventory of recent publications about Machado de Assis's work, besides commenting on them. His methodological support is the tripod (proposed since his Reflexões sobre a arte), based on which he examines some books about the Brazilian author, according to their emphasis on one of three different dimensions: the representational or mimetic, the expressional or existential and the constructive or formal.

Key words: Machado de Assis; Machadian criticism; hermeneutics.

Você também pode baixar este artigo para o seu computador no formato PDF (Adobe Acrobat ©):
arquivo = 43 KB (clique com o botão direito do mouse para salvar o arquivo no seu computador)

Adobe Reader

Para ter acesso aos artigos baixados neste site você precisa ter o Adobe Acrobat Reader © instalado em seu computador. Caso você não tenha este programa, clique no ícone acima para baixar e instalar (programa de distribuição gratuita).

topo
Machado de Assis.net | Machado de Assis em linha: Revista eletrônica / Artigos por autor

www.machadodeassis.net
Base de dados de citações e alusões nos romances e contos de Machado de Assis
Artigos sobre a obra de Machado de Assis
Romances de Machado de Assis com hiperlinks para as referências

© 2007-2009
CNPq FAPERJ Universidade de São Paulo CAPES Fundacao Casa de Rui Barbosa