Machado de Assis.net | Machado de Assis em linha: revista eletrônica
machadodeassis.net
número 3 • junho de 2009

Galante de Sousa lê Machado de Assis
José Galante de Sousa

Com aquilo que modestamente chama de seus "pormenores" biográficos e bibliográficos, J. Galante de Sousa construiu um dos conjuntos de conhecimento mais extensos e sólidos sobre Machado de Assis. Ao longo de décadas, a Bibliografia de Machado de Assis (1955), as Fontes para o estudo de Machado de Assis (1958) e sua "Cronologia de Machado de Assis" (publicada em 1958 na Revista do Livro, com republicação recente nos Cadernos de Literatura Brasileira do Instituto Moreira Salles) permitiram a várias gerações de pesquisadores o acesso a informações preciosas, constituindo ponto de partida seguro para investigações sobre o autor de Brás Cubas. Prova disso é que, mais de 50 anos depois, os escritos de Galante de Sousa continuam sendo fontes completas e confiáveis para o conhecimento de detalhes da vida e da obra do escritor.

Este número de Machado de Assis em linha faz uma homenagem ao incansável pesquisador, oferecendo ao leitor uma pequena amostra da minúcia, da abrangência e das consequências das pesquisas empreendidas por Galante. Em "A letra vencida", ele parte de uma "particularidade da biografia" - um empréstimo protestado e não pago por Machado de Assis em 1861 - para explorar possíveis conexões disso com um conto, intitulado justamente "Letra vencida", publicado mais de 20 anos depois nas páginas de A Estação. Sem forçar a nota, o pesquisador admite o mistério biográfico (como um escritor tão metódico e equilibrado teria ignorado tão solenemente uma dívida cobrada pelas páginas dos jornais?) e sugere, com fatos e argumentos, que o enredo do conto de 1882 seria manifestação do recalque de um fracasso experimentado mais de duas décadas antes.

Nos ensaios "Os primeiros versos de Machado de Assis" e "O primeiro livro de Machado de Assis", Galante estabelece os marcos inaugurais da obra machadiana. No primeiro, corrige a si mesmo, tirando a primazia do poema "A palmeira" e atribuindo-a ao soneto "À Ilma. Sra. D. P. J. A.", que ele mesmo descobrira nas páginas do Periódico do pobres. No segundo texto, estabelece que a Queda que as mulheres têm para os tolos é o primeiro livro publicado por Machado de Assis, ressalvando tratar-se de tradução, e não de obra original, dando razão e crédito à descoberta de Jean-Michel Massa, outro grande pesquisador da vida e da obra de Machado de Assis.

Finalmente, em "Uma comédia de Machado de Assis", Galante revela um pouco do processo de criação do escritor, ao mostrar que "Linha reta e linha curva", publicado em 1870 nos Contos fluminenses, é uma reescritura da comédia teatral As forcas caudinas, escrita muitos anos antes.

A leitura desses textos nos mostra que foi assim, machadianamente catando as coisas mínimas e escondidas, que Galante de Sousa construiu uma obra verdadeiramente monumental, com a qual os leitores e estudiosos de Machado de Assis estão em dívida permanente.

Palavras-chave: Machado de Assis; biografia; datação; conto; comédia.

This issue of Machado de Assis em linha pays tribute to the relentless researcher, offering a small sample of the accuracy, comprehensiveness and of the consequences of Galante's studies. Four small articles have been selected: in "A letra vencida", he starts from a detail of Machado's biography, in order to explore possible connections with a short story titled precisely "A letra vencida"; in the articles "Os primeiros versos de Machado de Assis" and "O primeiro livro de Machado de Assis", Galante deals with the question of dating Machado's initial production; finally, in "Uma comédia de Machado de Assis", the essayist reveals some of Machado's creative process and shows that "Linha reta e linha curva", published in 1870, in Contos fluminenses, is a remake of the comedy As forcas caudinas, written several years before.

Key-words:Machado de Assis; biography; dating; short story; comedy.

Você também pode baixar este artigo para o seu computador no formato PDF (Adobe Acrobat ©):
arquivo = 56 KB (clique com o botão direito do mouse para salvar o arquivo no seu computador)

Adobe Reader

Para ter acesso aos artigos baixados neste site você precisa ter o Adobe Acrobat Reader © instalado em seu computador. Caso você não tenha este programa, clique no ícone acima para baixar e instalar (programa de distribuição gratuita).

topo
Machado de Assis.net | Machado de Assis em linha: Revista eletrônica / Artigos por autor

www.machadodeassis.net
Base de dados de citações e alusões nos romances e contos de Machado de Assis
Artigos sobre a obra de Machado de Assis
Romances de Machado de Assis com hiperlinks para as referências

© 2007-2009
CNPq FAPERJ Universidade de São Paulo CAPES Fundacao Casa de Rui Barbosa