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número 1 • junho de 2008

A bíblia de Mrs. Oswald ou os cochilos do bruxo
Marta de Senna

O jogo intertextual é um dos traços mais fascinantes da prosa de Machado de Assis. Seu intercâmbio com a literatura universal é um fator constituinte da natureza de seus escritos. Há, em sua na ficção uma enorme enciclopédia literária, a que ele faz alusões, de que faz citações (literais ou não), sempre pressupondo no leitor um parceiro à altura, capaz de decifrar-lhes as significações. Citando tanto, aludindo tanto, valendo-se tanto dessa enciclopédia, é natural que Machado tenha lá os seus cochilos, quer truncando um verso de Molière, quer atribuindo a Empédocles um pensamento de Heráclito. Este artigo pretende examinar alguns desses cochilos, que, se podem se constituir como brilhante tática da estratégia textual do autor, podem, pura e simplesmente, ser erros que o nosso autor cometeu.

Palavras-chave: Machado de Assis; ficção; citação; alusão; intertextualidade.

The intertextual game is one of the most fascinating devices of Machado de Assis's prose. His relation with world literature is an important factor of the nature of his writings. In his fiction, a huge literary encyclopaedia emerges to the text surface, to which he makes allusions, from which he quotes (literally or not), always supposing the reader will live up to the challenge and be capable of deciphering their meaning and implications. Making such broad and intense use of this encyclopaedia, it is only natural that here and there he has some slips, either unwillingly (or not?) modifying a verse by Molière, or attributing to Empedocles a thought of Heraclitus. This article examines some of these slips, which, if they may function as brilliant tactics of the author's textual strategy, may also be pure and simple mistakes committed by the writer.

Key words: Machado de Assis; fiction; citation; allusion; intertextuality.

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