Machado de Assis.net | Machado de Assis em linha: revista eletrônica
machadodeassis.net
citacoes e alusoes na ficcao de Machado de Assis
Perguntas Freqüentes

topo

1. Que informações posso encontrar neste site sobre Machado de Assis?

    Neste site você encontrará:
  • uma biografia resumida de Machado de Assis;
  • uma bibliografia básica, com cerca de 30 títulos de livros e artigos sobre o autor que consideramos muito úteis;
  • uma ferramenta de busca de citações e alusões a outros autores ou a fatos históricos, ou a personagens mitológicas etc. que Machado de Assis fez em seus romances e contos;
  • uma revista eletrônica com artigos sobre a obra de Machado de Assis, relacionando-a à de outros autores, ou à filosofia, ou à historia etc.
  • uma edição eletrônica dos romances de Machado de Assis, com um texto fidedigno e com notas em forma de hiperlinks para as referências que o autor fez a outros escritores, a eventos históricos, a personagens mitológicos, a locais e instituições do Rio de Janeiro do século XIX etc.
topo

2. Neste site eu posso encontrar as obras de Machado de Assis?

Sim, neste site você poderá encontrar uma parte das obras de Machado de Assis. Em Romances em hipertextos serão disponibilizados, um a um, todos os romances do escritor, com o texto fidedigno e com notas, em forma de hiperlinks, para as referências que Machado de Assis fez em seus romances. Você pode encontrar toda a obra do autor - romances, contos, crônica, poesia, teatro, crítica e correspondência - em diversas edições impressas, à venda nas livrarias de todo o país, ou ainda em outros sites na internet. Como o autor já morreu há mais de setenta anos, seus direitos autorais estão em domínio público, o que significa que qualquer editora pode publicar suas obras - por isso você deve estar atento à qualidade do texto que muitas editoras e sites oferecem.

topo

3. Eu gostaria de saber mais a respeito de Machado de Assis.
Vocês podem me ajudar?

Na verdade, não. Além de uma navegação atenta pelo nosso site, sugerimos mais uma vez, a leitura de obras de e sobre Machado de Assis (veja bibliografia básica). Um site que merece ser visitado é o da Academia Brasileira de Letras.

topo

4. Vocês poderiam me fornecer um arquivo com citações de Machado de Assis? Podem me mandar por e-mail?


Não, esta não é a nossa finalidade. Nossa base de dados é de citações feitas por Machado a outros autores, fontes, fatos históricos etc. Na bibliografia resumida há um ou dois títulos que talvez lhe possam ser úteis.

topo

5. Vocês respondem a consultas sobre Machado de Assis e sua obra?

Não. Além de não ser este o nosso objetivo, não dispomos de tempo, pois este site é apenas uma das nossas múltiplas atividades profissionais.

topo

6. É possível colaborar com o site ou com a revista eletrônica
sobre Machado de Assis?

Sim. Se você encontrar um erro em qualquer lugar deste portal, alguma informação equivocada, se conhecer alguma citação ou alusão que nos tenha escapado, ou se achar que pode identificar alguma das referências que ainda não conseguimos localizar, por favor faça isso através de Contato.

Se quiser enviar um artigo para ser publicado na revista eletrônica sobre Machado de Assis em linha, entre em contato e veja como deve proceder.

topo

7. É permitido reproduzir material encontrado neste site?

Sim, desde que para fins não comerciais, nos termos da Lei do Direito Autoral (Lei 9.610/1998). Este site é como um dicionário, ou uma pequena enciclopédia. Logo, o que você encontrar aqui pode ser usado livre e conscienciosamente. Se utilizar alguma informação colhida aqui, por favor, forneça a fonte <www.machadodeassis.net> se citar alguma informação lida na revista eletrônica, não se esqueça de indicar a data do acesso. Isto tornará o site cada vez mais conhecido e, portanto, cada vez melhor.

topo

8. Quem é a equipe e por que vocês resolveram criar este site?

Nossa equipe é formada por uma pesquisadora, Marta de Senna, e um técnico de Informática, Eduardo Pinheiro da Costa. No desenvolvimento dos projetos, colaboraram cinco bolsistas de iniciação científica: Monique Lopes Inocencio, Alice de Oliveira Ewbank, Aloysio Carrilho dos Santos, Marcelo da Rocha Lima Diego e Camila Abreu. Nossa webdesigner é Cristina Verdade.

O projeto Citações e alusões da ficção de Machado de Assis foi concebido anos atrás (2000) por Marta de Senna e vem sendo desenvolvido intensamente desde 2005 na Fundação Casa de Rui Barbosa, no Rio de Janeiro. Marta de Senna teve a idéia de criar uma obra de referência em que fosse fácil para o leitor de hoje encontrar informação sobre as inúmeras alusões que Machado de Assis faz, em seus romances e contos, a outros autores, à Bíblia, a personagens históricas, à mitologia, a diferentes tradições culturais. Com a evolução do projeto, percebeu que somente um site na Internet poderia dar conta do grande universo de informações e, ao mesmo tempo, ser dinâmico o suficiente para ser constantemente corrigido e aperfeiçoado.

A revista eletrônica Machado de Assis em linha surgiu por iniciativa do Grupo de Pesquisa/CNPq "Relações Intertextuais na Obra de Machado de Assis" - um grupo de professores e pesquisadores que têm em comum o interesse no diálogo que Machado de Assis estabelece, em seus textos, com outras obras e referências culturais.

A Edição eletrônica dos romances de Machado de Assis como hipertextos é outro projeto da pesquisadora Marta de Senna e também é desenvolvido na Fundação Casa de Rui Barbosa, desde 2008. O objetivo deste projeto é oferecer ao usuário da internet uma edição fidedigna - com o texto cuidadosamente estabelecido - dos romances de Machado de Assis, na qual ele tenha acesso direto, através dos hiperlinks, às referências e alusões feitas pelo autor, bem como a informações sobre os locais citados pelo escritor em seus romances.

topo

9. Vocês ganham dinheiro com este site?

Não, nem poderíamos, porque este portal é fruto de projetos de pesquisa desenvolvidos em uma instituição pública (Fundação Casa de Rui Barbosa, do Ministério da Cultura), com apoio de uma agência pública de fomento, o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico, do Ministério da Ciência e Tecnologia) e a FAPERJ (Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia).

topo

www.machadodeassis.net
Base de dados de citações e alusões nos romances e contos de Machado de Assis
Romances e contos de Machado de Assis com hiperlinks para as referências

© 2007-2009
CNPqFAPERJFundacao Casa de Rui Barbosa